January 19, 2021

Muitas pessoas ouvem falar, mas não sabem exatamente o que é um termopar, quais as suas aplicações ou quais tipos de termopares existem.

O QUE É UM TERMOPAR?
Termopares são sensores de temperatura simples, robustos e de baixo custo, sendo amplamente utilizados nos mais variados processos de medição de temperatura. Um termopar é constituído de dois metais distintos que unidos por sua extremidade formam um circuito fechado. O termopar desta maneira gera uma Força Eletro-Motriz (FEM), que quando conectada a um Instrumento de Leitura consegue ler a temperatura do processo destes Termopares.
QUAIS OS TIPOS DE TERMOPARES?
Existem diversos tipos de termopares, dentre eles:
Termopar com Cabeçote Salcas. O termopar tipo K é um termopar de uso genérico. Ele tem um baixo custo e, devido à sua popularidade estão disponíveis nas mais variadas sondas. Os termopares K cobrem temperaturas entre -200 e 1200 °C, tendo uma sensibilidade de aproximadamente 41µV/°C o que é um termopar.
Termopar tipo E – tem uma elevada sensibilidade (68 µV/°C) que o torna adequado para temperaturas mais baixas.
Termopar tipo J – A sua faixa limitada, de -40 a 750 °C é a responsável pela sua menor popularidade em relação ao termopar tipo K. Aplica-se sobretudo com equipamento mais antigo, que não é compatível com termopares mais ‘modernos’. A utilização do termopar tipo J acima dos 760 °C leva a uma transformação magnética abrupta que lhe estraga a calibração.
Termopar tipo N – A sua elevada estabilidade e resistência à oxidação a altas temperaturas tornam o tipo N adequado para medições a temperaturas elevadas, sem recorrer aos termopares que incorporam platina na sua constituição (tipos B, R e S). Foi desenhado para ser uma “evolução” do termopar K
Os termopares tipo B, R e S apresentam características semelhantes. São dos termopares mais estáveis, contudo, devido à sua reduzida sensibilidade (da ordem dos 10 µV/°C), utilizam-se apenas para medir temperaturas acima dos 300°C. Note-se que devido à reduzida sensibilidade destes termopares, a sua resolução de medida é também reduzida. Estes termopares são adequados para medições de temperaturas até 1800 °C.
Termopar tipo R – Adequado para medição de temperaturas até 1600 °C. Reduzida sensibilidade (10 µV/°C) e custo elevado.
Termopar tipo S – Adequado para medição de temperaturas até 1600 °C. Reduzida sensibilidade (10 µV/°C), elevada estabilidade e custo elevado.
Termopar tipo T – É dos termopares mais indicados para medições na faixa de temperatura de -270°C a 400°C.
A Salcas é fabricante de todos os tipos de termopares desde 1988, sendo referência na fabricação destes sensores.
Precisa fazer um orçamento de Termopar? Acesse nosso site ou envie um e-mail para [email protected].
Precisa fazer uma calibração de termopar? Entre em contato conosco, ou acesse o site de nosso laboratório www.labsalcas.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *